Portal da Horticultura


Conheça um pouco sobre o mosquito Aedes.


O mosquito Aedes, nome científico Aedes aegypti ou Stegomyia aegypti, é o principal agente infeccioso, ou vetor, do vírus da febre dengue e também pode transportar outros vírus, como o vírus da febre amarela.

A razão pela qual o mosquito Aedes tem dois nomes científicos é porque o sub-gênero a que ele pertencia, Stegomyia, foi promovido a um gênero, em 2005, e, por conseguinte, o nome científico do mosquito Aedes aegypti mudou a partir de Stegomyia aegypti.

Informação Biológica

O mosquito Aedes é geralmente reconhecido pelas suas proeminentes listras brancas  sobre o abdômen, embora por vezes outros mosquitos semelhantes possam ser confundidos com o mosquito Aedes.

O mosquito Aedes é encontrado na maioria das regiões dos trópicos, especialmente em regiões como o Sudeste Asiático, América do Sul e da África Central. Também pode ser encontrado no sudeste dos Estados Unidos, mas lá ele foi suprimido pela introdução de outra espécie mais competitiva de mosquito, o Aedes albopictus.

A classificação científica hierarquica do mosquito Aedes é a seguinte:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Família: Culicidae
Gênero: Aedes
Espécie: Aegypti

O pico de alimentação do mosquito Aedes são de manhã e no final da tarde até poucas horas depois do inicio da noite.

O mosquito Aedes, como a maioria, prefere águas estagnadas, como a que está em vasos com plantas, baldes e calhas, mas eles podem também ocupar tigelas e locais úmidos, que não foram limpos ou lavados há muito tempo.
Fonte (adaptado): http://library.thinkquest.org/05aug/01095/index.html

 Dicas para se evitar o aparecimento do mosquito:

Fonte: http://www.saae.aparecida.sp.gov.br/imagens/dengue2.jpg