Portal da Horticultura


Frutos com potencial medicinal

 

 

ABACATEIRO Persea americana Mill (LAURACEAE) Propriedades: É diurético, anti-anêmico, digestivo, colagogo e anti-helmíntico. É utilizado, também, para eliminar a caspa, detém a progressão da calvície, fortalecendo e suavizando o cabelo.  Hepatite, Infecção renal, Infecções da Bexiga, Cefaléia, Diurético, combate o reumatismo, o colesterol, a diarréia, abcessos e o ácido úrico.

 

ABACAXI Ananas comosus (L.) Merril (BROMELIACEAE) Princípio Ativo: Carboidratos, proteínas, bromelina, ácidos cítricos, málico e tartárico, pectina, dextrina, serotonina, vitaminas e varios sais minerais. Partes Usadas: O Fruto. Uso Popular: O fruto é delicioso, estomáquico, carminativo, contra azia e litíase, solvente do catarro mucoso das vias respiratórias e antiinflamatório. O suco em jejum é indicado contra a neurastenia.

 

ABIU – Os frutos, ao natural, agem contra afecções pulmonares. A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes abranda  inflamações na pele.

 

ABRICÓ-DO-PARÁ – As sementes são indicadas contra vermes intestinais.

 

ACEROLA – Também chamada de cereja-das-antilhas, os frutos, frescos, agem contra disenteria.

 

AMEIXA – Os frutos maduros, frescos ou secos, assim como as folhas novas, são laxativas. O licor é digestivo. A infusão dos frutos secos ao forno e adoçados com mel combate o resfriado e a tosse. A cataplasma de folhas secas e uma pequena porção de fuligem, aplicadas sobre o ventre das crianças, ajudam a expelir vermes.

 

AMÊNDOA – A amêndoa amarga é antiespamódica. A doce é laxativa, purgativa e antiinflamatória.

 

AMORA-DO-MATO – Os frutos frescos e crus, agem contra anemia, falta de apetite e úlceras no estômago.

 

AMORA NEGRA – A casca da raiz age como vermífugo e purgante. Gargarejos com xarope do fruto são indicados nas inflamações da garganta e da boca, O fruto também é antidiarréico.

 

ARAÇÁ – As folhas tem propriedades anti-hemorrágicas e antidisentérricas.

 

ARATICUM DO CERRADO Annoma crassiflora– As sementes raladas, em infusão ou decocção , têm propriedades antireumáticas, antiinflamatórias, adstringentes e antiespamódicas. -: Indicações - diarréia e ferimentos.

 

AVELÃ – Tanto as folhas secas quanto o óleo são usados nas inflamações do intestino e detergente nas feridas.