Portal da Horticultura


Hortaliças - Folhas, raízes, bulbos, tubérculos e flores usadas no dia a dia com poderes medicinais.

 

ABÓBORA Cucurbita pepo


Propriedades
: Adstringente, laxante, diurética, alcalinizante. A decocção da polpa é indicada nos casos de diarréia e gases; o sumo da polpa para prisão de ventre. O cataplasma das folhas são indicadas em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido. É um excelente vermífugo, principalmente para crianças. É tônico para o cérebro, fígado, rins e intestinos 

Figura 1.     Figura 2.

ACELGA Beta vulgaris var. cicla


Propriedades:
Laxante, emoliente, tônico estomacal, anti-reumática, estimulante das funções cerebrais. São usadas contra cálculos da vesícula e suas folhas como cataplasma em furúnculos e feridas. Quando misturada em partes iguais com o suco do agrião, combate os cálculos biliares (toma-se 1 copo em jejum). 

Figura 3.

ALFACE Lactuca sativa


Propriedades
: Laxante, eupéptica, mineralizante, desintoxicante, diurético, anti-ácido, anti-reumático e sonífero. É utilizada como calmante e como base para produtos de beleza (rejuvenescedores). É útil também contra a insônia, excitação nervosa, palpitações, reumatismo, hipocondria e conjuntivites.

Figura 4.

 

ALFAFA Medicago sativa


Propriedades
: Analgésico, diurético (frutos) e antiespasmódico.  É uma das plantas mais usadas pela indústria para a obtenção da vitamina K e clorofila. É indicada nos casos de anemia e deficiência em vitamina K e cálcio. Nesses casos, usa-se o chá e o suco das folhas.
Toxicologia: Quando consumida fresca causa distúrbios tais como inchações e inflamações internas. 

 Figura 5.    Figura 6.

ALHO Allium sativum

 

Propriedades: O alho é uma erva medicinal poderosa para o tratamento em uma infinidade de problemas de saúde. É uma das mais efetivas plantas com poder antibiótica, agem em bactérias, vírus e parasitas. Também ataca muitas infecções, incluindo aquelas do nariz, garganta e tórax. Alho é também conhecido por reduzir colesterol, ajuda desordens do sistema circulatório, tal como pressão alta, e abaixa níveis de açúcar no sangue, é muito útil em casos de diabetes. Antibiótico, expectorante, diaforético, hipotensivo, antiespasmódico, expele vermes.

 

Figura 7.  Figura 8.

 

AÇAFRÃO Crocus sativus


Propriedades:
Açafrão é usado como um preventivo para doença de coração, e previne a formação de colesterol. Também é usado para acalmar as membranas do estômago e cólon. Não deve ser tomado em doses grandes, nem deve ser tomado por mulheres grávidas, pois é planta venenosa e sempre deve ser tomado sob consulta. Sedativo e antiespasmódico, estimulante difusivo, emenagogo, antiespasmódico. 

Figura 9.   Figura 10.   Figura 11.   Figura 12

AGRIÃO Nasturtium officinalis


Propriedades
: Estimulante, depurativo, tonificante, vermífugo, cicatrizante e balsâmico. Combate o escorbuto, cálculos renais, gota, artrite, reumatismo e gases intestinais. O chá das folhas é diurético e indicado como emplasto no pescoço, junto com a argila, para curar a glândula tireóide.

Toxicologia: Quando usado em excesso provoca irritação no estômago e vias urinárias.  

Figura 13.  Figura 14.

 

AIPO Apium graveolens


Propriedades:
Mais familiar como um legume que como uma erva medicinal, aipo encontra seu uso principal no tratamento para reumatismo, artrite e gota. Contendo apiol, as sementes são também utilizadas como um anti-séptico urinário. Aipo é bom para a limpeza do intestino, é diurético, e as sementes são utilizadas especificamente para problemas de artrite. As sementes também têm uma reputação como um carminativo e como um tranqüilizante de efeito moderado. Os talos são menos significantes medicinalmente. Anti-reumático, antiespasmódico, diurético, anti-séptico das vias urinárias. 

 

Figura 15.  Figura 16.

 

ASPARGO Asparagus officinalis


Propriedades:
Pode ser usado na forma de decocção contra problemas do coração e é diurético, usando-se 50g de raiz para 1 litro de água, sem açúcar e entre as refeições. Contra a obesidade pode ser fervida 50 g de raiz em 3/4 de água e bebida durante o dia.

 

Figura 17 Figura 18.

 

BERINJELA Solanum melongena


Propriedades:
Oxidante, remineralizante, alcalinizante, calmante, resolutiva, diurética, emoliente(folhas),digestiva.  Reduz a ação de gorduras no fígado e diminuir o colesterol. Diminui o colesterol, combate a inflamação dos rins e uretra, as enfermidades do fígado e estômago. Suas folhas servem para o preparo de cataplasmas para queimaduras, abcessos e herpes. O suco do fruto é bom diurético.

Figura 19.  Figura 20.

Figura 21.

 
BETERRABA Beta vulgaris


Propriedades:
anti-anêmico, tônico cardíaco, diurético e anti-reumático.  Combate inflamações, estresse, a anemia, facilita a digestão, regula os intestinos e controla a cor do sangue. O chá das folhas é ótimo para anemia. O tubérculo é alimentício.

 

Figura 22.  Figura 23.