Portal da Horticultura


Controle alternativo de pulgões.



As culturas de tomate (Lycopersicum esculentum), pimentão, alface, pepino e melão são atacados por vários tipos de pragas, entre elas os pulgões. Os pulgões que atacam o tomate , Myzus persicae (Fig. 1 e 2 e Macrosiphum euphorbiae (Fig. 3 e 4) são transmissores das viroses mosaico Y, topo-amarelo e amarelo baixeiro, e ocorrem durante todo o ciclo da cultura, desde a fase de muda até os 30 dias após o transplante.
Essas viroses ocasionam amarelecimento e deformação da folhagem e podendo diminuir o rendimento. A Chrysoperla ( Fig. 5 e 6) é um dos predadores utilizados no controle alternativo desta praga.


Fig 1. Myzus persicae.











Extratos de pimenta do reino (Piper nigrum) tem ação comprovada contra pulgões e ácaros, assim como a calda de fumo, embora tenha sua utilização proibida na agroecologia, além de água com sabão o óleo de nin (Azadiracta indica).

Extrato de folhas de tomate contra pulgões.

As folhas e o caule do tomateiro podem ser utilizados com ação inseticida contra pulgões. As folhas e caules (200g) devem ser fervidos em meio litro de água e após esfriar e filtrar pode ser diluído em dois litros de água. Pulverizar sobre as plantas.

Extrato de fumo.

O preparado pode ser feito utilizando 10 cm de fumo de corda e água. Deve-se cortar o fumo em pedaços menores e deixar de molho em 1 litro de água por um dia. Deve-se coar com um pano fino ou papel filtro usado em café e dissolver na proporção de 1 litro do preparado para 8 litros de água. O sabão comum melhora a aderência do preparado na planta, derreta em água, levando ao fogo ¼ de sabão comum em meio litro de água e adicione aos 8 litros do preparado. Em seguida pulverize as plantas atacadas pelos pulgões. A calda deve ser preparada apenas para o uso, não podendo ser armazenada.

Água de sabão.

Usado no controle de pulgões, lagartas, cochonilhas e piolhos. Raspe ou rale em pedaços pequenos 500g de sabão comum e adicione cinco litros de água. Leve ao fogo até dissolver o sabão, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.

Extrato de pimenta do reino.

Controla pulgões e lagartas. Deixe de molho em água 50g de sementes moídas em meio litro de água, no dia seguinte filtre a solução e pano ou papel filtro de café. Dilua a solução em 2 litros de água e pulverize sobre as plantas ou solo.

 

Marcelo Rigotti



Referências.
Figura 1. http://bugs.ufl.edu/glinda/greenpeachaphid.jpg
Figura 2. http://plante-doktor.dk/myzus%20persicae1.jpg
Figura 3. http://ipmworld.umn.edu/aphidalert/alert2001/Jul13/pa.GIF
Figura 4.
http://www.rothamsted.ac.uk/insectsurvey/Photos/Aphids400/ Macrosiphum_euphorbiae400.jpg
Figura 5.
http://popgen.unimaas.nl/~jlindsey/commanster/Insects/ Misc/Neuroptera/Chrysoperla.carnea.jpg
Figura 6.
http://www.syngenta-bioline.co.uk/controldocs/html/images/ I mage64.jpg